Adicionar aos Favoritos :: Entrar em Contato  
   
 

CALVINISMO
De autoria do famoso estadista holandês Abraham Kuyper, este livro apresenta a coerência da visão calvinista da vida, firmada nas escrituras. Leia a resenha escrita pelo Rev. Itamar Alves de Araújo.

SOLA SCRIPTURA
Prefácio escrito para o livro do Rev. Paulo Anglada, ministro presbiteriano em Belém, PA. O livro traz o brado de SOLA SCRIPTURA com veemência e clareza como antídoto ao veneno contemporâneo do subjetivismo e existencialismo do homem sem Deus, que teima em se infiltrar na igreja cristã.

EU PREGAR?
Prefácio escrito para livro do Presb. Samuel Junqueira, da Igreja Presb. de Santo Amaro, em S. Paulo. Um livro destinado a pregadores leigos, com ensinamentos e sermões ilustrativos.

LEI E GRAÇA
Prefácio escrito para o livro do Rev. Dr. Mauro Meister, professor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, da Universidade Mackenzie, um livro que explica como compreender esses grandes temas doutrinários, na Palavra de Deus.

A VIDA DEPOIS DA REENGENHARIA
Prefácio escrito para o livro "Empregue o Seu Talento" (S. Paulo: Cultura Editores Associados, 1999), de Gutemberg Macedo, presidente da Gutemberg Consultores, em S. Paulo. Um livro secular que examina as últimas tendências nas áreas de emprego e conexões empresariais de executivos.

AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS DO CALVINISMO
Prefácio para o livro de A. N. Martin, publicado pela Editora Os Puritanos.

O EVANGELHO DE HOJE: AUTÊNTICO OU SINTÉTICO?
Apresentação à edição brasileira do livro de Walter Chantry (S. Paulo: Ed. Fiel, 1980), tradução de Today's Gospel - Authentic or Synthetic, originalmente publicado Banner of Truth.

 

 
Qual Vai Ser Minha Profissão?

Estamos naquele período do ano onde muitos estão envolvidos com vestibulares, ou fazendo os planos para o início de um novo período de estudos. Como servos de Jesus Cristo, desejosos de seguir a Palavra de Deus, é normal que procuremos indagar sobre o relacionamento do crente com as profissões seculares.


São elas legítimas e aprovadas pela Bíblia? É lícito enveredarmos pelos caminhos da tecnologia, da ciência, das letras, enquanto milhões perecem sem o conhecimento do Evangelho Salvador de Cristo? Muitos não colocam isto da boca para fora, mas certamente têm estes questionamentos em seu íntimo.


Qual a orientação da Palavra de Deus? Ao colocar o homem na terra, Deus declarou, em Gênesis 1:28: "...frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." O cumprimento à esta determinação, de sujeitar a terra, implica no envolvimento, do homem, em todos os campos intelectuais de atividade na terra. Esta determinação, que é explicada no mesmo versículo como sendo o exercício do domínio sobre a terra es as criaturas viventes aqui colocadas por Deus, é uma afirmação de que o envolvimento nas diversas profissões é legítimo para o crente, do ponto de vista bíblico. No capítulo 9 de Gênesis, após a queda do homem, Deus reafirmou este mandato ao homem e à sua descendência, o que nos inclue.


Vemos, desta forma, que o seguimento de uma carreira secular não significa necessariamente que isto coloque as pessoas "fora da vontade de Deus," como às vezes afirmam alguns. O importante é que ao procurar sua carreira o crente possua sempre a perspectiva bíblica apresentada por Paulo em 1º Coríntios 10:31: "Portanto quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus."


Neste versículo, Paulo fala sobre o que mais mecanicamente fazemos na vida: comer e beber. Ele mostra que se mesmo o que nós executamos inconscientemente, deve ser executado para a glória de Deus, quanto mais as escolhas pensadas e o rumo da nossa vida.


Isto significa que a nossa fé cristã não é algo que possa ser segregada às reuniões dominicais e conservada estanque, isolada das outras atividades de nossa vida. Ela tem que permear toda nossa existência e comportamento. Conseqüentemente, a fé cristã deve também nortear as profissões chamadas "seculares".


Na prática o que isto significa? Quer dizer que temos de tomar duas posições:


1
. Reconhecendo que a maioria dos ensinamentos das escolas e universidades são ministrados por descrentes ou que estes utilizam materiais preparados por homens que não têm o temor de Deus, verifiquemos que tais ensinamentos contêm em si filosofias anti-cristãs, que distorcem a realidade da criação divina. O crente deve se equipar e se esforçar para discernir os fatos e a filosofia verdadeira, procurando sempre o ponto de vista bíblico, independentemente da matéria, separando o joio do trigo, não se deixando enganar pelo Príncipe das Trevas.


2
. Em vez de segregarmos a nossa fé à uma área apenas de nossa vida, devemos demonstrar por todos os meios possíveis, em todas as nossas atividades, quer pela filosofia de vida demonstrada, quer pela pureza da ética profissional, e ainda, com mais vigor, pela presteza no declarar sempre, nas ocasiões próprias, " a razão da esperança que está em nós," como nos comanda 1º Pedro 3:15.


É verdade-milhões perecem sem Cristo. A esses todos nós temos a responsabilidade de levar o Evangelho de Jesus. A alguns de nós, Deus chama especificamente para a honra da dedicação em tempo integral a esta tarefa, equipando estes com as habilidades e talentos necessários a cuidar de seus rebanhos e a proclamar mais eficazmente as boas novas da salvação. Outros são equipados, às vezes temporariamente, para outros campos de atividades. Estes campos, quando seguidos dentro da perspectiva bíblica da glorificação a Deus, constituem campos legítimos e corretos, sem nunca diminuírem a responsabilidade individual de cada um para com a sua igreja, para com sua fé e para com o seu testemunho.

 
 


Examinando e Expondo a Palavra de Deus aos Nossos Dias:

Isaías 1:18-20 "Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse."

Atos 17:2-3 "Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio."

Permissão é livremente concedida a todos que quiserem fazer uso dos estudos, artigos, palestras e sermões colocados neste site. Pedimos, tão somente, que indiquem a fonte e não modifiquem o seu conteúdo. Apreciaríamos, igualmente, a gentileza de um e-mail indicando qual o texto que está utilizando e com que finalidade (estudo pessoal, na igreja, postagem em outro site, impressão, etc.).

Copyright©2005 Todos os Direitos Reservados
solanoportela@solanoportela.net

 

 


Conheša o Site da Igreja Presbiteriana do Brasil

O SANGUE
Resenha do livro de Benny Hinn, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

BEM VINDO, ESPÍRITO SANTO
Resenha do livro de Benny Hinn, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

FOLLOWING JESUS WITHOUT EMBARASING GOD
Resenha do livro de Tony Campolo, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

ENCONTROS COM DEUS
Resenha do livro de Valéria Martins, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

A SEDUÇÃO DA IMAGINAÇÃO TERMINAL - UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO FUNDAMENTALISMO AMERICANO
Resenha do livro de Alexandre de Carvalho Castro

 

Agenda Serm§es Artigos Palestras Links Home