Adicionar aos Favoritos :: Entrar em Contato  
   
 

CALVINISMO
De autoria do famoso estadista holandês Abraham Kuyper, este livro apresenta a coerência da visão calvinista da vida, firmada nas escrituras. Leia a resenha escrita pelo Rev. Itamar Alves de Araújo.

SOLA SCRIPTURA
Prefácio escrito para o livro do Rev. Paulo Anglada, ministro presbiteriano em Belém, PA. O livro traz o brado de SOLA SCRIPTURA com veemência e clareza como antídoto ao veneno contemporâneo do subjetivismo e existencialismo do homem sem Deus, que teima em se infiltrar na igreja cristã.

EU PREGAR?
Prefácio escrito para livro do Presb. Samuel Junqueira, da Igreja Presb. de Santo Amaro, em S. Paulo. Um livro destinado a pregadores leigos, com ensinamentos e sermões ilustrativos.

LEI E GRAÇA
Prefácio escrito para o livro do Rev. Dr. Mauro Meister, professor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, da Universidade Mackenzie, um livro que explica como compreender esses grandes temas doutrinários, na Palavra de Deus.

A VIDA DEPOIS DA REENGENHARIA
Prefácio escrito para o livro "Empregue o Seu Talento" (S. Paulo: Cultura Editores Associados, 1999), de Gutemberg Macedo, presidente da Gutemberg Consultores, em S. Paulo. Um livro secular que examina as últimas tendências nas áreas de emprego e conexões empresariais de executivos.

AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS DO CALVINISMO
Prefácio para o livro de A. N. Martin, publicado pela Editora Os Puritanos.

O EVANGELHO DE HOJE: AUTÊNTICO OU SINTÉTICO?
Apresentação à edição brasileira do livro de Walter Chantry (S. Paulo: Ed. Fiel, 1980), tradução de Today's Gospel - Authentic or Synthetic, originalmente publicado Banner of Truth.

 

 
Deus Restringe o Pecado

Vivemos em um mundo que é tão mal, que deixamos de reconhecer este aspecto do trabalho do Espírito Santo - o de restringir o pecado. Muitos só identificam a miséria atual e se esquecem que as coisas irão piorar mais ainda, assim que chegar o tempo apontado por Deus.


A carta de Paulo aos Tessalonicenses (2:7-12) nos fala que haverá uma ocasião em que o pecado se manifestará em toda sua extensão, personificado no anticristo. Nessa ocasião, os homens colocarão para fora toda sua maldade e rebeldia para com Deus, provocando a miséria e rebelião e sendo destruídos pelo Senhor Jesus com "o sopro de sua boca" (o Espírito Santo). Lemos, no versículo 7, que tal rebelião e iniqüidade, nesta extensão, não ocorre ainda, porque existe "aquele que agora o detém."


Este trabalho, de restrição do pecado, é uma das ações do Espírito Santo na Criação, sendo um dos aspectos do que chamamos de Graça Comum. Ela ocorre na sociedade, em geral, através da divina instituição dos governos, ordenados para o temor dos que fazem o mal (Romanos 13:3,4). Ocorre também na vida de indivíduos. Por exemplo, Saul, provavelmente não era salvo, mas o Espírito Santo esteve em sua vida, possibilitando que liderasse o povo de Deus, que realizasse algum bem e que não externasse a maldade do seu coração na extensão que a sua total depravação o levaria. Posteriormente, lemos em 1 Samuel 16:14, que "o Espírito do Senhor" retirou-se dele.


Toda esta ação do Espírito Santo faz parte da realização do plano de Deus, na história. Sem a restrição do pecado, toda a vida se destruiria, na terra. Da mesma forma que Jesus Cristo veio "na plenitude do tempo", Deus vem chamando os seus para Jesus Cristo, pelo seu Espírito, e nos usando nesta tarefa, no tempo certo. Enquanto isto, ele restringe o pecado, por sua Graça Comum, para possibilitar nossa existência na terra que ele criou.


Uma das formas que Deus tem de restringir o pecado, é pela influência do Evangelho na sociedade. Em todas as épocas encontramos alguns homens que não tiveram medo de, publicamente, assumir a postura de crentes e levar à frente as idéias do Cristianismo. Um exemplo relativamente contemporâneo, foi o de um ministro da saúde dos Estados Unidos (lá, curiosamente, chamado de Cirurgião Geral ): o Dr. C. Everett Koop. Convertido pelo ministério do Rev. Francis Schaeffer o Dr. Koop, confrontado com a crescente epidemia da AIDS, publicamente proclamava que o melhor remédio para a sociedade era a abstinência dos solteiros e a monogamia dos casados. Contrariava com isto toda a corrente humanista que procura somente o chamado "sexo seguro." Refletia, assim, em seus pronunciamentos, as diretrizes bíblicas sobre o assunto. Não tinha medo de chamar pecado de pecado e publicamente lutou contra a prática oficializada do aborto. Com isto a sociedade foi beneficamente influenciada e abençoada e seus programas de prevenção não tiveram o caráter promíscuo de muitos que têm sido patrocinados pelo governo e até por instituições religiosas.


Esta influência e participação de bênçãos é também um dos aspectos da Graça Comum do Espírito Santo. Com frequência nós evangélicos nos esquecemos que os princípios divinos de ação não são "camisas de força" para o homem. Eles são expressões de liberdade e realmente funcionam, pois Deus sabe o que é melhor para todos.

 
 


Examinando e Expondo a Palavra de Deus aos Nossos Dias:

Isaías 1:18-20 "Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse."

Atos 17:2-3 "Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio."

Permissão é livremente concedida a todos que quiserem fazer uso dos estudos, artigos, palestras e sermões colocados neste site. Pedimos, tão somente, que indiquem a fonte e não modifiquem o seu conteúdo. Apreciaríamos, igualmente, a gentileza de um e-mail indicando qual o texto que está utilizando e com que finalidade (estudo pessoal, na igreja, postagem em outro site, impressão, etc.).

Copyright©2005 Todos os Direitos Reservados
solanoportela@solanoportela.net

 

 


Conheša o Site da Igreja Presbiteriana do Brasil

O SANGUE
Resenha do livro de Benny Hinn, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

BEM VINDO, ESPÍRITO SANTO
Resenha do livro de Benny Hinn, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

FOLLOWING JESUS WITHOUT EMBARASING GOD
Resenha do livro de Tony Campolo, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

ENCONTROS COM DEUS
Resenha do livro de Valéria Martins, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

A SEDUÇÃO DA IMAGINAÇÃO TERMINAL - UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO FUNDAMENTALISMO AMERICANO
Resenha do livro de Alexandre de Carvalho Castro

 

Agenda Serm§es Artigos Palestras Links Home