[Sub-tema do 3º Encontro da Fé Reformada - Manaus, Nov. de 2002. Tema principal: "Pastores Segundo o Coração de Deus" - Jer. 31]. Também apresentada em São Gonçalo do Sapucaí, 28.09.03 - Congregação Presbiterial.
25 e 26... Partida de Paulo e declaração do que havia cumprido suas obrigações...
27 Porque jamais deixei [não me esquivei] de vos anunciar todo o desígnio [conselho] de Deus.
28 Atendei por [Cuidai pois de] vós [mesmos] e por [de] todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes [apascentardes] a igreja de Deus, a qual [que] ele comprou [adquiriu] com o seu próprio sangue.
29 Eu sei que, depois da minha partida, entre [entrarão no meio de] vós penetrarão lobos vorazes [cruéis] que não pouparão o rebanho,
30 e que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas [perversas] para arrastar [atrair] os discípulos atrás deles [após si].
31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que por três anos, noite e dia, não cessei [noite e dia] de admoestar, com lágrimas, a cada um [de vós].
32 Agora, pois, [vos] encomendo-vos ao Senhor [a Deus] e à palavra da sua graça, que tem poder [àquele que é poderoso] para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.
33 De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes.
Introdução - 27 e 28 -
Éfeso (18.23-19.40): Achou ali alguns discípulos. Três anos. Grande confusão, no final.
Fim da 3a Viagem. Macedônia à Grécia à Macedônia.
FF à Trôade à Assôs à Mitilene à Quios à Samos à MILETO - Líderes de Éfeso!
A partir do 18 - mensagem de Paulo (18-24: testemunho pessoal)
Últimas palavras de Paulo (25 e 26) - sobremodo importantes "não vereis, mais o meu rosto"
Portanto - declaro ter cumprido minhas obrigações - que isso fique claro.
Porque - "jamais deixei":
Paulo considerava sua obrigação anunciar "todo o Conselho de Deus" (v.27)
V. 28 (5 pontos - O anunciar "todo o Conselho de Deus" inclui lembranças):
· Isso inclui lembrança de que existem perigos - "atendei [cuidai]". O campo a percorrer é perigoso.
· Isso inclui lembrança das responsabilidades -
· Pessoais: "por vós" - A Timóteo, diz, "tem cuidado de ti mesmo", depois "da doutrina". Muitos querem cuidar da doutrina sem cuidar de si mesmos.
· Corporativas - "o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos" - Não é uma indicação meramente humana. Não é o seguimento de uma inclinação natural própria. É um comissionamento de Deus.
· Isso inclui lembrança das funções - "pastoreardes [apascentardes]"
· Isso inclui lembranças das origens e propriedade - "igreja de Deus"
· Isso inclui lembrança do alto preço pago - "comprou [adquiriu] com o seu próprio Sangue". Aqui deixamos para trás qualquer dúvida sobre a divindade de Cristo. Aqui deixamos para trás qualquer dúvida sobre a expiação limitada. O sangue "comprou", não simplesmente "possibilitou" a salvação.
Por que alertar? Por que Lutar? Não deveríamos seguir a paz?
O aviso que se segue não mede palavras. Paulo não procura apaziguar, ser politicamente correto, "botar panos quentes" - Ele irá avisar sobre inimigos da igreja com toda a importância que o assunto merece. Ele nos dá uma Palavra sobre o Perigo, ao Povo e aos Pastores! Note:
1. PALAVRA SOBRE O PERIGO - ALERTA SOBRE O PERIGO (6 pontos)-
1. A existência de perigo não é uma possibilidade - é uma CERTEZA - "Eu sei!" v. 29. O alerta não é novo na Palavra. O próprio Senhor Jesus Cristo já havia alertado de forma taxativa, em Mt 24.11 - "Levantar-se-ão muitos falsos profetas"
2. O perigo aguarda apenas a ocasião oportuna. Ele se manifesta na igreja, inesperadamente, quando as defesas estão baixas, quando outras coisas chamam a atenção - "Depois da minha partida... entre vós penetrarão". V. 29.
3. A identificação do agressor - "lobos vorazes", lobos cruéis - Contraste com a designação de bispos - supervisores, pastores. V. 29
- A figura do lobo era conhecida - animal destruidor - Gn 49.27 - Jacó descrevendo seus filhos - "Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devorará a presa, e à tarde repartirá o despojo".
- Jo 10.11 - "Eu sou o Bom Pastor"
4. A natureza e o objeto do perigo - "não pouparão o rebanho" - vêm para destruir. V. 29
Contraste - o que faz o lobo no meio das ovelhas?
Têm natureza diferentes; têm interesses diferentes; têm hábitos diferentes:
LOBO (Ez 22.27; Sf 3.3)
|
OVELHAS (o rebanho) (Sl 79.13; 95.7; 100.3; 119.176; Is 53.6)
|
Agressivo
|
Pacíficas
|
Predador, carnívoro
|
Vegetarianas
|
Andam em bandos
|
Lideradas conjuntamente
|
Desgarrados
|
Necessitam de pastor
|
Lutadores
|
Indefesas
|
Inúteis, estorvo
|
Úteis
|
enxotados quando reconhecidos
|
Pastoreadas, apascentadas
|
Zc 10.2 - Ovelhas aflitas porque não têm pastor.
5. A origem do perigo -
- Externo: O perigo é tanto externo (v 29 - "entre vós penetrarão"), que é sempre real e existe.
- Interno: Mas o grande alerta de Paulo, o grande alvo de Paulo, nesta admoestação, é o alerta para o perigo interno, que vem de dentro, daqueles que já se identificam como igreja do senhor, como povo de Deus - "dentre vós mesmos". V. 29
A preocupação não é com os lobos que são facilmente identificáveis, mas com aqueles que parecem pacíficos, inofensivos.
A Palavra sempre considera este contraste (lobo vs. ovelha) como sendo indicador de perigo e de uma chamada ao alerta:
Mt 7.15: "Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores".
Esses são:
Ez 34. 2-3; 6-15; Jd 1.12 - "Pastores que se apascentam a si mesmos".
6. As características da mensagem (5 pontos):
- É pública e perversa - "se levantarão homens falando coisas pervertidas" v. 30 - é maligna e é transmitida publicamente.
- É atraente e arrebatadora - "para [atrair] arrastar os discípulos atrás deles". Ilustração - O Sermão Liberal, no qual o próprio Lobo se diz preocupado com os que estão disfarçados em peles de ovelha (identificando, com isso, os que se apegam à Palavra).
- É piedosa em palavras - Utilizam terminologia bíblica Mt 7.21: esses versos vêm logo depois dos alertas da existência de lobos em pele de ovelhas (7.15) Dizem "Senhor, Senhor".
- É espetacular e encantadora - Mt 7.22 - (1) Profetizam; (2) Expulsam demônios; (3) Fazem milagres.
- É rejeitada e relevada por Deus - Mt 7.23 - "Nunca vos conheci - apartai-vos".
2. PALAVRA AO POVO - ALERTA SOBRE O QUE O POVO DEVE FAZER? ( 2 pontos. Fala a eles como "povo de Deus" - não tanto como a líderes. "Portanto" como conseqüência do que venho dizendo)
1. Vigiar - "vigiai" v. 31. Manter o estado de alerta. Não descansar. Não ser ingênuo.
Mt 10.16 - O Povo de Deus sempre esteve no meio do perigo, espreitados por lobos. Jesus enviou os seus discípulos com o seguinte alerta: "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos". E o que os discípulos deviam fazer?
- Ser prudentes como serpentes - não entrar, deliberadamente, em situação de dificuldade. Não flertar com o perigo. Não deixar de fitar e vigiar.
- Simples como as pombas - Não pretender ser mais do que Deus nos reservou. Não procurar uma religião de "fachada". Não nos empolgarmos com a pompa e circunstância.
2. Reter os ensinamentos - "lembrando-vos" v. 31 - Paulo por três anos ensinou a doutrina sadia.
3. PALAVRA AOS PASTORES - ALERTA AOS PASTORES - O QUE O LÍDER DEVE FAZER? ( 3 pontos. Cada um desses passos está agindo no sentido não somente de possibilitar a REÇÃO do líder, mas no sentido de preservá-lo de se tornar um "lobo voraz" - No exemplo de Paulo, como líder, a indicação ao que deve ser imitado...)
1. Admoestar, exortar, ensinar constantemente - "noite e dia... não cessei de admoestar" v. 31. Não descansar na tarefa. Não abrir mão das responsabilidades - os lobos atacam tanto de dia como de noite. Ilustração: Equipe da National Geographic, maio de 1987, reportagem sobre o lobo no Alasca: 7 dizimaram 11 Búfalos adultos + 3 crias.
Não se enganar com a falsa paz que vem às custas da verdade. O que realmente não admoesta - vai se tornar um lobo voraz: você está cansado da disciplina na igreja? Da visitação?.
João 10.11-13 - "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.
Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas" .
- Mesmo não sendo "lobo" você pode ser covarde e não proteger as ovelhas -
- Mesmo não sendo "lobo" você pode ser mercenário e estar cuidando de seus próprios interesses, deixando as ovelhas à sua própria sorte -
2. Envolver-se pessoalmente, com intensidade - "com lágrimas, a cada um" v. 31. O tratamento impessoal vai-lhe tornar um "lobo voraz". Veja também 19 e 20 - "com humildade e lágrimas... publicamente e de casa em casa"
3. Confiar... (6 pontos): "Agora" - Paulo vai chegando à conclusão
- Na Pessoa de Deus - "encomendo-vos a Deus" v. 32 - mesma palavra encontrada em "Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito". Contraste, confiar em você próprio.
- Na Palavra de Deus - "à palavra de sua graça" v. 32. Paulo não estaria mais com eles, mas a Palavra, sim (v. 24 - "evangelho da graça"). Contraste, confiar nos ensinamentos de homens.
- No Poder de Deus [e da Palavra]- "que tem poder[dunamein] [àquele que é poderoso]" v. 32 - Zc. 10.2. Contraste, confiar no seu charme e persuasão - em algum líder carismático, no poder da psicologia [tendência moderna de pastores se formarem em psicólogos].
- Nas Promessas de Deus - "para vos edificar e dar herança" v. 32 - Contraste, confiar nos métodos modernos de crescimento; no espetáculo para atrair multidões.
- Na Purificação de Deus - "entre todos os que são santificados" v. 32 - Povo de Deus. Contraste, confiar na dádiva do que o povo quer; na ênfase à prosperidade; na aceitação de formas de vidas que desonram a Deus.
- Na Providência de Deus - "de ninguém cobicei prata nem outro nem vestes..." - [falar na mordomia do tempo]. Contraste, confiar nos bens materiais, ter a cobiça (por dinheiro, por fama, por aceitação, por conforto, por autoridade) que é um dos grandes perigos aos líderes do Povo de Deus. Paulo, apresenta o seu exemplo de um líder que não se concentra no que pode obter do povo.
Conclusão : Que Deus tenha misericórdia de nossa geração e que nos mande pastores de acordo com o Coração de Deus, que não sejam lobos vorazes, mas que verdadeiramente apascentem o seu rebanho. Que ele trabalhe em nossas vidas, para que estejamos alertas aos sinais de que nos afastamos de nossa função principal quando deixamos de olhar prioritariamente o povo de Deus e estamos preocupados primariamente com nossa imagem, nossa situação e nossa prosperidade...
|