Adicionar aos Favoritos :: Entrar em Contato  
   
 

CALVINISMO
De autoria do famoso estadista holandês Abraham Kuyper, este livro apresenta a coerência da visão calvinista da vida, firmada nas escrituras. Leia a resenha escrita pelo Rev. Itamar Alves de Araújo.

SOLA SCRIPTURA
Prefácio escrito para o livro do Rev. Paulo Anglada, ministro presbiteriano em Belém, PA. O livro traz o brado de SOLA SCRIPTURA com veemência e clareza como antídoto ao veneno contemporâneo do subjetivismo e existencialismo do homem sem Deus, que teima em se infiltrar na igreja cristã.

EU PREGAR?
Prefácio escrito para livro do Presb. Samuel Junqueira, da Igreja Presb. de Santo Amaro, em S. Paulo. Um livro destinado a pregadores leigos, com ensinamentos e sermões ilustrativos.

LEI E GRAÇA
Prefácio escrito para o livro do Rev. Dr. Mauro Meister, professor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, da Universidade Mackenzie, um livro que explica como compreender esses grandes temas doutrinários, na Palavra de Deus.

A VIDA DEPOIS DA REENGENHARIA
Prefácio escrito para o livro "Empregue o Seu Talento" (S. Paulo: Cultura Editores Associados, 1999), de Gutemberg Macedo, presidente da Gutemberg Consultores, em S. Paulo. Um livro secular que examina as últimas tendências nas áreas de emprego e conexões empresariais de executivos.

AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS DO CALVINISMO
Prefácio para o livro de A. N. Martin, publicado pela Editora Os Puritanos.

O EVANGELHO DE HOJE: AUTÊNTICO OU SINTÉTICO?
Apresentação à edição brasileira do livro de Walter Chantry (S. Paulo: Ed. Fiel, 1980), tradução de Today's Gospel - Authentic or Synthetic, originalmente publicado Banner of Truth.

 

 
Obadias - Mensagem do Servo de Deus

Introdução:

1. OBADIAS é o livro mais curto do A.T. Tem apenas 21 versos. Pouco sabemos sobre o autor, apesar de termos 11 pessoas com este nome no A. T.- mas aparentemente não existe conexão direta de nenhuma dessas com o livro.

2. Provavelmente escrito em 587 AC - Na Invasão e destruição de Jerusalém por Nabucodonozor.

3. Ponto Principal-O Povo de Deus deve ter Coragem e Esperança.

Numa era em que:

Reina o descontrole: Deus é o Mestre e Justo Juiz do Universo

Reina a impunidade:  As Maldades não ficarão impunes

Reina o desafio e a arrogância: O Orgulho não subsistirá

Reina a Insegurança: O povo amado habitará em Segurança.

4. Para que possamos entender o livro, temos que saber alguma coisa sobre o território e o povo de EDOM.

a. Leitura de Gn 25.21-26 - Esaú e Jacó-Lutavam no ventre de Rebeca (vs 30 Daí chamar-se Edom; 32.3 Já morava na terra de Seir-Edom.). Jacó configura a linhagem do Povo de Deus, a abençoada. Esaú, a linhagem dos oponentes, os que desprezam a Deus e as suas bênçãos.

b. Números 20.14-21-Não deixou Israel passar, por isso recebeu a ira de Deus.

c. Malaquias 1.2-3: Fiz dos seus montes uma assolação, dei a sua herança aos chacais do deserto.

d. Romanos 9.10-13 Mostra a contradição entre o Povo de Deus e os demais e retrata a Soberania de Deus-Antes do Nascimento

e. Isaías 34.5 Povo que destinei à destruição.

f. Isaías 63.1 Vinda em julgamento e Jeremias 49.7-22 (similar).

5. O entendimento pleno, entretanto, das circunstâncias que motivaram a escrita deste livro, vem com a leitura do Salmo 137 - Salmo de lamento

a. Note no veerso 7 a participação cruel de Edom.

b. Os invasores/Conquistadores Babilônicos ridicularizavam "cantem"! Provavelmente pediam para cantar Salmos como o 46 e o 48 - O Senhor reina em Sião (ler trechos).

c. Os edomitas estavam no meio da zombaria, contra os seus irmãos de sangue. No calor do amargor e da sede de justiça, vem esta profecia.

Desenvolvimento:

Vamos abordar nossa meditação em duas etapas. Primeiramente leremos o livro e comentaremos verso a verso, ou trecho a trecho lido. Depois, destacaremos três lições que o livro trás para as nossas vidas.

Leitura e Comentário:

PREDIÇÃO - Está no verso 1.

1. A visão vem a Obadias, mas é do Senhor, por intermédio de Obadias.  Predição. Preparem-se para a batalha contra os que ignoraram Deus e seus alertas!

AÇÃO - A ação da parte de Deus, perante a impiedade e crueldade de Edom é detalhada nos versos 2 a 9.

2-4. A raiz da queda é iminente.

Orgulho. Soberba. Falsa segurança. Desafio e Arrogância

5-6 O julgamento será total. A ruina excede a de uma visita de salteadores.

7.   Os aliados os deixam - da mesma forma que viraram as costas  aos irmãos  de sangue. Enganos, armadilhas, desentendimentos.

8-9            Temã-Neto de Esaú-Nome de uma grande cidade. Centro cultural e militar da elite. Deus não se impressiona e lidará com opoder e soberba dos habitantes dessa cidade.

RAZÃO - A razão para tamanha ira e reeação da parte de Deus esttá evidente nos versos 10 - 14.

10-14 Quando alguem é vítima do orgulho, procura qualquer oportunidade que pode para se exaltar sobre os demais. Nações, adultos, crianças têm isso em comum-fora da graça de Deus temos todos a tendência de extrair prazer das falhas alheias. Isso apazigua nossas deficiências e enaltece nosso sucesso!

Mas o orgulho e insensibilidade levará à vergonha (10)

Bajulou os próprios estrangeiros que os destruiram (11)

Olhou com prazer a desgraça alheia (12)

Se apossou do que não era seu (13)

Praticou a maldade e violência gratuita (14)

SALVAÇÃO - Em Deus não há apenas julgamento e condenação, mas, acima de tudo Salvação aos seus, aos que a ele se achegam em contrição. Versos 15 - 21.

O DIA DO SENHOR (15-16) Sentido múltiplo

Julgamentos históricos imediatos

Salvação-Dia do Livramento

Julgamento-Dia do Julgamento final - Ações presentes têm resultados eternos.

Esperança ao Povo de Deus (17-21)

Segurança

Os atormentadores não existirão mais

A herança da terra vai além dos detalhes geográficos aqui colocados. A profecia tem um sentido muito mais amplo do que o imediato. Os mansos herdarão a terra (Mat 5.5)

De nossa perspectiva do N.T. vemos o cumprimento pleno e muito mais abrangente dessa profecia. O povo de Deus não estava limitado àqueles sobreviventes (Gal 3.28-29) mas compreende todos que confiam em Cristo.

O Reino será do Senhor  Salmo 22.28-29

Lições que Extraímos do Livro:

1. Deus rege o mundo-Ele está no trono. Não devemos fraquejar, desanimar, esmorecer. Por piores que sejam as circunstâncias, ele tem o seu tempo e as suas razões. Ele é o nosso alicerce.

2. O orgulho é enganoso e mortal (Lu 16.15) e receberá o julgamento de Deus.

O orgulho distorce cada área de nossas vidas: Comportamento, prática, convicções

O orgulho gera julgamento (v. 15; Sl 76.7)

A falsa humilidade não vale perante Deus.

3. Deus providencia o escape de sua ira (v 17) O Monte Sião está cheio de pecadores, mas humilhados, arrependidos, redimidos. Ele quer a contrição e a salvação dos seus. Esses habitarão em perfeita segurança.

 
 


Examinando e Expondo a Palavra de Deus aos Nossos Dias:

Isaías 1:18-20 "Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse."

Atos 17:2-3 "Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio."

Permissão é livremente concedida a todos que quiserem fazer uso dos estudos, artigos, palestras e sermões colocados neste site. Pedimos, tão somente, que indiquem a fonte e não modifiquem o seu conteúdo. Apreciaríamos, igualmente, a gentileza de um e-mail indicando qual o texto que está utilizando e com que finalidade (estudo pessoal, na igreja, postagem em outro site, impressão, etc.).

Copyright©2005 Todos os Direitos Reservados
solanoportela@solanoportela.net

 

 


Conheša o Site da Igreja Presbiteriana do Brasil

O SANGUE
Resenha do livro de Benny Hinn, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

BEM VINDO, ESPÍRITO SANTO
Resenha do livro de Benny Hinn, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

FOLLOWING JESUS WITHOUT EMBARASING GOD
Resenha do livro de Tony Campolo, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

ENCONTROS COM DEUS
Resenha do livro de Valéria Martins, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

A SEDUÇÃO DA IMAGINAÇÃO TERMINAL - UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO FUNDAMENTALISMO AMERICANO
Resenha do livro de Alexandre de Carvalho Castro

 

Agenda Serm§es Artigos Palestras Links Home